25 C
Imperatriz
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
InícioSaúdeMulher cadeirante com doença rara e filho autista precisam de ajuda para...

Mulher cadeirante com doença rara e filho autista precisam de ajuda para tratamento 

Irenice Cândido (@irenicecandido), mulher cadeirante com doença neurodegenerativa rara, chamada esclerose lateral primária (ELP), e seu filho de 8 anos de idade, que é autista, estão precisando de ajuda para custear tratamentos adequados, que estão sem fazer desde o ano passado.

Irenice começou a perder os movimentos depois de um acidente de moto em 2009, quando ela foi frear para não atropelar um cachorro durante a chuva e a moto derrapou. Na queda, para tentar se proteger ela colocou o braço na frente e o impacto foi absorvido por ele. Desde então, Irenice passou a ter sintomas como dores,  perda de força, e segundo ela, disse que os médicos diziam que era psicológico. Somente em 2017 que a doença teve diagnóstico, quando já estava bastante avançada.   

Atualmente ela não anda mais e usa cadeira de rodas, se comunica apenas pela escrita,  se alimenta por sonda e necessita de suporte de vida para sobreviver, já que tem apenas 30% da capacidade de respiração, que só piorou ainda mais depois que teve COVID recentemente.

O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico da criança e pode gerar alterações na comunicação, como dificuldade ou ausência de interação social e mudanças no comportamento, segundo a fonoaudióloga Rosa Maria Rodriguez Antonio, que é formada pela Universidade Lusíadas de Santos. 

O filho autista ainda não conseguiu desfraldar. Ambos estão sem tratamento desde 2021. Irenice está há 11 meses sem e o filho desde de agosto de 2021. O marido de Iranice não trabalha, pois cuida da mulher e do filho. 

Ela e o filho estão participando da vaquinha solidária pelo @voaa_vaquinhadorazoes, com o objetivo de juntar 100 mil reais em dinheiro para custear um ano de tratamento, já que ela recebe apenas o benefício do governo, no qual faz a despesa tudo. Para quem deseja doar, acesse: https://voaa.me/mae-doenca-rara, aceitam pix, cartão de crédito, boleto e outras formas, sem precisar de cadastro. 

Nathalie da Costa
Nathalie da Costa
Repórter, pesquisadora e graduanda do 8º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal da Maranhão (UFMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp