30 C
Imperatriz
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
InícioAssinanteOperação investiga desvio de mais de 6 milhões destinados a transporte escolar

Operação investiga desvio de mais de 6 milhões destinados a transporte escolar

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Federal deflagrou a Operação Contabilista, que investiga um grupo criminoso que promove fraudes licitatórias e irregularidades contratuais envolvendo recursos públicos federais (PNATE e FUNDEB) destinados para o serviço de transporte escolar, na cidade de Santa Helena (MA).

A apuração aponta mais de 6 milhões de reais em contratos firmados entre o município de Santa Helena e a empresa investigada, que presta serviços de transporte escolar para o poder público. O problema foi constatado por meio de diligências realizadas pela Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal e, pela análise da Controladoria Geral da União/MA (CGU), indícios de irregularidades envolvendo a empresa e a Prefeitura de Santa Helena.

Imagens de Notícias de Imperatriz

A investigação mostra ainda que a movimentação da empresa é incompatível com o faturamento declarado e teria suspeita de sonegação fiscal, além de desvio de recursos para servidores públicos sem justificativa. Além disso, a empresa nunca apresentou funcionários cadastrados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e o endereço cadastrado como sendo a sede da empresa é o mesmo endereço da residência de todo o núcleo familiar dos proprietários da empresa.

Imagens de Notícias de Imperatriz

Ao todo, 50 policiais federais e 3 servidores da CGU cumpriram mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. As investigações continuam e abrangem as cidades de São Luís, Santa Helena e Pinheiro.

Se as suspeitas forem confirmadas, os investigados podem responder por fraude à licitação (Art. 90, da Lei 8.666/93), desvio de recursos públicos (art. 1, inciso I do Dec. Lei 201/67), lavagem de dinheiro (art. 1º – Lei 9.613/1998) e constituição de organização criminosa (art. 2º – Lei 12.850/20130), crimes que as penas somadas podem chegar a 34 anos de prisão, além de outros que porventura forem constatados no curso da investigação, especialmente crimes contra a Administração Pública.

A Operação foi denominada “Contabilista” porque designa os profissionais que atuam no setor contábil e a empresa investigada possui como contador o Prefeito do município de Santa Helena/MA. A partir da eleição do gestor alvo da operação, a empresa investigada sagrou-se vencedora de todos os Pregões Presenciais realizados desde então, formalizados para contratação de serviços de transporte escolar. A análise de tais licitações apontou para indícios de restrição da competitividade e de direcionamento das contratações.

FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão

Carla Guerrero
Carla Guerrero
Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atual presidente da Empresa Júnior de Jornalismo da UFMA, a Imprensatriz. Membro da equipe jornalística do Imperatriz Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp