29 C
Imperatriz
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
InícioCoronavírusFumaça de fogueiras juninas podem agravar pacientes da Covid-19

Fumaça de fogueiras juninas podem agravar pacientes da Covid-19

A Gestão Municipal de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, orienta sobre o não acendimento de fogueiras e fogos de artifício no período junino por conta da pandemia do novo coronavírus.

Medida segue recomendação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, de acordo com o decreto municipal nº 55.649 de 28/1/65.

O alerta visa evitar intoxicação por conta da fumaça e dos gases das fogueiras e do acender dos fogos, principalmente para pacientes acometidos pela Covid-19, que podem ter seu quadro de saúde agravado por conta da inalação de gases tóxicos.

O superintendente Josiano Galvão, explica que nessa época, culturalmente, a população tem a prática de acender fogueiras e soltar fogos de artifício, porém segundo as recomendações dos órgãos responsáveis, a brincadeira pode causar problemas de saúde e colocar pessoas em risco.

“O mês de junho é um período festivo por conta do São João, entretanto devido à pandemia da Covid-19 as festividades foram interrompidas, então estamos orientando para que a população evite fazer fogueiras e soltar fogos de artifício. Nesse período geralmente é constatado um aumento considerável nas internações de pessoas com problemas respiratórios ocasionados pela fumaça, além do risco de queimaduras e de acidentes graves por conta dos fogos, pois nem todo mundo sabe manusear”, afirma Josiano.

Segundo o documento, seguindo o artigo 70 do decreto municipal, é absolutamente proibido:

I  – fabricar explosivos sem licença especial do órgão competente e sem local não determinado pela Prefeitura;

II – manter depósito de substâncias inflamáveis ou de explosivos sem atender às exigências legais, quanto à construção e segurança;

III – depositar ou conservar nas vias públicas, mesmo provisoriamente, inflamáveis ou explosivos.  

Com informações da Prefeitura Municipal de Imperatriz

Simone Joe
Simone Joe
Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Estácio. Letras (UEMA) e pós-graduada em Português para Jornalistas (Unyleya). Membro da equipe jornalística do Imperatriz Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp