33 C
Imperatriz
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
InícioCidadeSEMUS responde sobre desatualização de dados de plantões médicos no Portal da...

SEMUS responde sobre desatualização de dados de plantões médicos no Portal da Transparência

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), se pronunciou sobre a desatualização, desde o mês de abril deste ano, da sessão “Plantões dos Médicos”, do Portal da Transparência do município de Imperatriz. O Semus admitiu que o portal não foi atualizado por causa de uma “instabilidade na rotina de exibição”, mas não informou quem deveria atualizá-lo. 

O site precisa ser atualizado, pois faz parte do serviço que garante a transparência da gestão e informa a população sobre quais médicos estarão no Socorrão, a especialidade e o número do Conselho Regional de Medicina (CRM) de cada servidor, para que pacientes não precisem esperar tanto tempo para serem atendidos. 

Em primeiro momento, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), havia informado para a equipe do Imperatriz Online que, não tem acesso a esses dados e por isso, é necessário esperar a próxima atualização. Então, depois que a primeira matéria sobre o caso foi publicada com a primeira resposta da Ascom da SEMUS, voltaram a procurar a equipe no início da noite desta segunda-feira, e encaminhou uma nova resposta, desta vez por meio de nota de esclarecimento: Veja:

NOTA:

“Sobre a escala de plantão médico do Hospital Municipal de Imperatriz, houve uma instabilidade na rotina de exibição do portal da Prefeitura, porém a situação já foi identificada para regularidade da Transparência, prezada pela Gestão Municipal. 

Ressalta-se que o Portal da Transparência da Prefeitura de Imperatriz obteve nota máxima na avaliação Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). A análise feita pelo do órgão, verifica as atividades de transparência da gestão dos gastos públicos e o cumprimento das normas previstas na legislação.” 

O Portal surgiu após a criação da Lei da Transparência (LC 131/2009) com o objetivo de divulgar em tempo real a receita e despesas de toda entidade pública com o prazo máximo de 24h em um site na internet. Para ter acesso a essas informações, acessando o site http://servicos.imperatriz.ma.gov.br/escalas/.

A atualização do site é garantida pela Lei de Acesso à Informação, (LAI 12.527/11), no qual informa que os gestores que se recusarem a fornecer informações, atrasar o acesso a elas ou mesmo fornecer dados incorretos, cometem infração administrativa, e poderão ser punidos com, no mínimo, uma suspensão. Se for o caso, o agente público também poderá responder a processo por improbidade administrativa e ser condenado ao pagamento de multas impostas pelo Tribunal de Contas

Nathalie da Costa
Nathalie da Costa
Repórter, pesquisadora e graduanda do 8º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal da Maranhão (UFMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp