23.1 C
Imperatriz
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
InícioAssinanteMais de 40 mulheres vítimas de violência buscam ajuda em Imperatriz 

Mais de 40 mulheres vítimas de violência buscam ajuda em Imperatriz 

Em Imperatriz, cerca de 43 mulheres vítimas de violência buscaram ajuda só no mês de março, em 2022. 56% dessas mulheres relataram sentir ansiedade e 49% se queixam de sentir medo, além de sintomas depressivos seguidos de estresse, perda de apetite e outros, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Atendimento à Mulher (CRAM).

35 delas sofriam com sintomas depressivos, mais 30% sofriam de estresse, 23% relataram uma diminuição na autoestima, além de alteração no sono e dor de cabeça.  9% delas tinham perda de apetite e 5% sintomas de agressividade. Ainda segundo o CRAM,  9 receberam acompanhamento psiquiátrico depois dos episódios de violência sofridos, outras  6 apresentaram transtornos de ansiedade, 7 transtornos depressivos e 2 com ideação de tirar a vida. 

Para denunciar casos de violência contra à mulher, ligue 180 ou entre em contato com o serviço de atendimento em Imperatriz, através do WhatsApp: (99) 99193-1717.

Em relação às principais queixas apresentadas 56% das mulheres apontaram a ansiedade, em segundo lugar com 49% o medo, em terceiro lugar com 35 sintomas depressivos, na sequência com 30% o estresse, 23% diminuição da autoestima, alteração do sono e dor de cabeça, 9% perda de apetite e 7% ideação suicida e receio de recaída e 5% agressividade.

Os atendimentos são uma junção da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto. Os dados são do relatório numérico mensal da unidade, no qual registra os serviços feitos pela equipe técnica de serviço social e psicológico.

A equipe de serviço social atendeu 8 mulheres e a equipe de psicólogos fez 22 atendimentos iniciais, além de 16 retornos de meses anteriores. Das 38 mulheres atendidas, 19 retornaram ao tratamento, sendo um total de 49 atendidas em março.

🚨Para denunciar casos de violência contra à mulher, ligue 180 ou entre em contato com o serviço de atendimento em Imperatriz, através do WhatsApp: (99) 99193-1717.

Nathalie da Costa
Nathalie da Costa
Repórter, pesquisadora e graduanda do 8º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal da Maranhão (UFMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp