28 C
Imperatriz
sábado, abril 20, 2024
spot_img
InícioAssinanteCasamentos homoafetivos aumentam 48,8% no Maranhão

Casamentos homoafetivos aumentam 48,8% no Maranhão

Houve um crescimento de 48,8% na realização de casamentos civis homoafetivos no Maranhão, de acordo com a pesquisa da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil no Maranhão (Arpen-MA).

Em 2021, até o momento foram registrados 192 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, sendo que nos dez primeiros meses do ano passado, o número foi de 129 casamentos.

Além disso, segundo a Arpen, os casamentos civis podem aumentar no mês de dezembro, já que é o mês com mais registros de celebrações de casamento no Maranhão. No Estado, ao todo foram realizados 10.876 casamentos civis nos primeiros 10 meses de 2021, totalizando um aumento de 13% de registros em comparação ao ano passado.

Aumento dos casamentos em Imperatriz

Nos 10 primeiros meses de 2021, os cartórios já registraram um aumento de 68,77% nos casamentos em Imperatriz, em comparação com o mesmo período no ano passado. Entre janeiro e outubro deste ano, um total de 1.140 celebrações civis foram realizadas, sendo que no ano passado, esse número foi de 356 matrimônios, segundo dados da Arpen.

Todos esses dados estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil, que é uma base de dados nacionais administrada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), que é responsável pelos 7.654 Cartórios de Registro Civil do país.

Para realizar o casamento civil é necessário que os(as) noivos(as), acompanhados(as) de duas testemunhas (maiores de 18 anos e com seus documentos de identificação), compareçam ao Cartório de Registro Civil da região de residências com pelo menos 30 dias de antecedência para dar entrada na habilitação do casamento.

Mais detalhes sobre as realizações dos casamentos você tem no site oficial da Arpen: https://arpenbrasil.org.br/

Carla Guerrero
Carla Guerrero
Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atual presidente da Empresa Júnior de Jornalismo da UFMA, a Imprensatriz. Membro da equipe jornalística do Imperatriz Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp